ANS autoriza reajuste de planos de saúde individuais e familiares
reajuste de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou o reajuste de planos de saúde individuais e familiares para os contratos firmados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. Isso significa que, com a publicação no Diário Oficial, as mensalidades desses referidos planos podem sofrer alterações, mas respeitando o teto estipulado pela instituição, que foi de 15,5%. Cabe destacar ainda que esse percentual é válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023, atingindo os contratos de cerca de 8 milhões de usuários, número que representa mais de 16% dos beneficiários de planos de assistência médica no país.

A taxa apresentada (15,5%) foi aprovada em uma reunião de Diretoria Colegiada no dia 26 de maio de 2022, sendo que o reajuste oriundo dessa decisão poderá ser aplicado pelas operadoras a partir da data de aniversário do contrato, isto é, no mês da contratação do plano. Nos casos dos planos com aniversário nos meses de maio e junho/2022, será cobrado o valor do reajuste de forma retroativa nos meses subsequentes. O reajuste acontece devido a uma série de fatores, que vão desde a inflação até o aumento ou a queda da frequência de uso do plano de saúde pelo beneficiário.

Beneficiário deve ficar atento ao valor cobrado pela operadora

Como já foi dito, o reajuste foi aprovado com um índice máximo de elevação, portanto, para evitar cobranças indevidas, os beneficiários de planos individuais e familiares devem ficar atentos a alguns pontos.

Em primeiro lugar, é essencial que os usuários observem nos seus boletos de pagamento se o percentual aplicado é igual ou inferior ao definido pela ANS (estipulado em 15,5%). Além disso, outro ponto de atenção é em relação à data em que a nova cobrança começará a ser feita: o índice de reajuste deve ser realizado apenas a partir do mês de aniversário do contrato, que é o mês em que o contrato foi firmado.

Caso tenha alguma dúvida sobre o seu contrato, fale com a nossa equipe.

Para maiores informações, acesse: 

 

Mais artigos

Exclusivo para vendas