Perguntas frequentes

REDE CREDENCIADA

Através do aplicativo Cruz Azul Saúde e pelo site www.maisazulsaude.com.br, Clique aqui para acessar a Rede Credenciada.

A Cruz Azul Saúde disponibiliza a Central de Atendimento 24 horas / 7 dias por semana e o e-mail sac@cruzazulsaude.com.br para auxiliar os associados que tiverem dificuldade para se comunicar com nossa rede credenciada.

ATENDIMENTO

Os agendamentos são realizados diretamente com o prestador. Clique aqui para acessar a Rede Credenciada.

Para consultas em geral, apresentar: cartão virtual ou físico + documento de identificação. 

Em caso de exames e outros procedimentos, além do mencionado acima, apresentar também o pedido médico. 

Quando for realizar exames, sugerimos levar exames anteriores, se houver.

A validade é de 60 dias a contar da data do pedido médico.

A validade dos exames médicos pode variar de acordo com o tipo de exame e com a recomendação dos profissionais de saúde. Alguns exames têm uma validade mais longa, enquanto outros podem precisar ser repetidos em intervalos regulares para monitorar mudanças na condição de saúde.


É essencial seguir as diretrizes médicas quanto à validade dos exames, pois isso garante a precisão dos resultados e a eficácia dos tratamentos. Em alguns casos, exames mais simples, como os laboratoriais, podem ter validade de três a seis meses. Já exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética tendem a ter uma validade mais longa, podendo ser utilizados por períodos de seis meses a um ano, dependendo da situação clínica.


É fundamental ter um acompanhamento médico para que ele possa avaliar a necessidade de novos exames ou a repetição dos anteriores, levando em consideração o histórico médico, os sintomas e as condições individuais de cada paciente.


Lembre-se: aproveite os resultados dos exames já disponíveis e leve-os em suas consultas, evitando a repetição de exames com resultados ainda válidos e a exposição à radiação desnecessária.

De segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00, na sede da Cruz Azul Saúde localizada na Rua Albuquerque Maranhão, 72 – Cambuci – São Paulo/SP.

Não. São aceitas somente solicitações expedidas por médicos, e com CRM de SP.

Obs.: Exceto exames ligados à bucomaxilo.

Pode ser pelo e-mail do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) sac@cruzazulsaude.com.br ou através do fale conosco, Clique aqui para acessar o link.

BOLETO

Os boletos poderão ser acessados através do aplicativo, ou pelo site www.maisazulsaude.com.br. Clique aqui para verificar o passo a passo.

  • Solicitações para alterar data de vencimento do boleto ou alteração de forma de pagamento, deverão ser enviadas para o e-mail sac@cruzazulsaude.com.br;
  • As datas possíveis para vencimento do boleto são dias 10, 20 e 30 de cada mês;
  • Débito automático se dará, apenas, todo quinto dia útil de cada mês, em bancos específicos: Santander, Banco do Brasil e Itaú.

Banco Itaú: somente no nome do titular do contrato.

Banco do Brasil: necessário pedir autorização no banco para que ocorra o débito em conta.

  • Não serão aceitos pagamentos de mensalidades via Pix e/ou depósito bancário.

CADASTRO

Alterações cadastrais poderão ser solicitadas pelo responsável legal, ou associado maior de idade, através do e-mail sac@cruzazulsaude.com.br

Sim, tanto no plano individual/familiar, como no plano coletivo
empresarial ou coletivo por adesão, podem ser incluídos os seguintes
dependentes:

  • Cônjuge
  • Filhos
  • Pai e mãe
  • Irmão/Irmã
  • Avô/Avó
  • Neto/Neta

Enviar para o e-mail sac@cruzazulaude.com.br os seguintes documentos:

  • Solicitação da inclusão por escrito, datada e assinada pelo titular do plano;
  • CPF, RG e Cartão Nacional de Saúde (CNS) do dependente;
  • Documento que comprove o tipo de vínculo com o titular do plano (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, etc.).

OBS.: Nos casos de planos com obstetrícia, o recém-nascido acompanha as carências do titular, desde que a inclusão no plano seja feita em até 30 dias da data de nascimento.

Nos casos de planos coletivos empresariais ou coletivos por adesão, a solicitação de inclusão deve ser feita através da empresa contratante. O responsável pela empresa deve enviar a solicitação de inclusão para o e-mail cadastro.pj@cruzazulsaude.com.br, juntamente com os seguintes documentos:

  • CPF, RG e Cartão Nacional de Saúde (CNS) do dependente;
  • Documento que comprove o tipo de vínculo com o titular do plano (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG).

OBS.: Nos casos de planos com obstetrícia, o recém-nascido acompanha as carências do titular, desde que a inclusão no plano seja feita em até 30 dias da data de nascimento.

CREDENCIAL

O associado poderá ter acesso à carteirinha virtual, através do aplicativo Cruz Azul Saúde e do portal do associado www.maisazulsaude.com.br (na aba Elegibilidade).A carteirinha não possui validade.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: sac@cruzazulsaude.com.br

FINANCEIRO

O Informe de pagamento poderá ser visualizado através do portal do associado. www.maisazulsaude.com.br, Clique aqui para acessar.

A Cruz Azul Saúde não trabalha com atendimento de livre escolha, os associados deverão utilizar os recursos da Rede Credenciada.

A mensalidade do seu plano de saúde poderá sofrer reajuste conforme contrato, anualmente e por mudança de faixa etária.

PLANO

Procedimentos e técnicas contidas no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS).

Os planos da Cruz Azul Saúde abrangem:

  • Plano Rubi, Diamante, Bronze, Ouro, Prata e Empresarial abrangem: Municípios de Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo (SP);
  • Plano Ideal, Clássico e Supremo abrangem: Todos os municípios acima + Mogi das Cruzes (SP);
  • Plano Pleno e Procam abrangem: Atendimento no Hospital Cruz Azul de São Paulo (SP).

Sim. Há descontos especiais nas Redes das Farmácias: Drogasil e Droga Raia. Para ter a liberação do desconto, será necessário informar o CPF.

As cirurgias plásticas estética não possuem cobertura pelos planos de saúde.

Não, os planos da Cruz Azul Saúde possuem somente cobertura médica, hospitalar e ambulatorial.

É o período que o associado deverá aguardar para início da utilização dos serviços contratados pelo plano. Veja a tabela abaixo:

I) Urgência e Emergência 

Carência

Cobertura

Atendimento clínico e cirúrgico em caráter de urgência, abrangendo internação quando decorrente de acidente pessoal;

24 (vinte e quatro) horas

Ilimitado

Atendimento em regime ambulatorial, para os casos de urgência e emergência;

24 (vinte e quatro) horas

Limitado a 12 (doze) horas de atendimento em Pronto Socorro (não inclui internação)

Atendimento em regime ambulatorial, para os casos de urgência decorrentes de intercorrências gestacionais.

24 (vinte e quatro) horas

Limitado a 12 (doze) horas de atendimento em Pronto Socorro (não inclui internação)

II)

30 (Trinta) dias

 

Audiometria; Consultas na rede credenciada; Eletrocardiograma; Exames de análises clínicas, exceto os exames considerados PAC (procedimento de alta complexidade), conforme Rol de Procedimentos da ANS vigente na data do atendimento;

Exames de patologia clínica, exceto os exames considerados PAC (procedimento de alta complexidade), conforme Rol de Procedimentos da ANS vigente na data do atendimento; Exames radiológicos simples (sem contraste); Impedanciometria; Mamografia simples, exceto mamografia considerada procedimento de alta complexidade (PAC), conforme Rol de Procedimentos da ANS vigente na data do atendimento;

Papanicolau e colposcopia; Ultrassonografia, exceto morfológico fetal, próstata transretal com biópsia e exames de ultrassonografia com Doppler.

III)

90 (Noventa) dias 

 

Broncoscopia simples, exceto broncoscopia considerada procedimento de alta complexidade (PAC), conforme Rol de Procedimentos da ANS vigente na data do atendimento;

Colangiografia; Colonoscopia; Densitometria óssea; Ecocardiograma com doppler; Eletroencefalograma simples; Eletroneuromiografia; Endoscopia; Exames oftalmológicos; exceto fotocoagulação, microscopia, tomografia de coerência ótica; Exames de otorrinolaringologia, exceto bera e eletrococleografia; Fisioterapia; Holter 24 horas; Laringoscopia; M.A.P.A.; Prova de função pulmonar; Radiografia com contraste; Sessões de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional; Teste ergométrico.

IV)

180 (Cento e oitenta) dias 

 

Angiografia; Arteriografia; Angioplastia; Bera; Cirurgia ambulatorial; Cirurgia e Internação para tratamento de patologia adquirida após a assinatura da Ficha Cadastral do Associado e Dependente; Colocação de DIU; Coronariografia; Diálise e Hemodiálise; Eletrococleografia; Eletroencefalograma digital; Fotocoagulação, microscopia e tomografia de coerência ótica; Hemodinâmica e cirurgia cardíaca; Laparoscopia diagnóstica e cirúrgica; Videolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica; Medicina nuclear (mapeamento, cintilografia, terapia); Mielografia / mielograma; Neuroradiologia; Oncologia (quimioterapia e radioterapia) incluindo-se tratamento clínico ou cirúrgico; Radiologia Intervencionista; Ressonância magnética; Tomografia computadorizada; Transfusões e hemoderivados; Ultrassonografia morfológica fetal, de próstata transretal com biópsia e ultrassonografia com doppler.

Todos os procedimentos de alta complexidade (PAC) descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, vigente na data do atendimento; Demais exames não relacionados nos itens anteriores.

V)

300 (Trezentos) dias 

 

Parto a termo.

VI)

24 (Vinte e quatro) meses 

 

Doenças e lesões preexistentes.

 

Emergência: São os quadros clínicos agudos e cirúrgicos que implicam em risco imediato de vida ou lesões irreparáveis, mediante declaração do médico assistente.

Urgência: São os atendimentos decorrentes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional, quadro este, declarado pelo médico assistente.

A medicina preventiva atua na promoção da saúde e na prevenção das doenças, através de programas específicos.

Conforme cobertura contratual, possui remoção terrestre aos seus associados. Por solicitação do médico assistente, dentro da área de abrangência, de hospital para hospital.

Sim. Enviar a solicitação para o e-mail vendas@cruzazulsaude.com.br.

PORTAL

Em caso de erro na senha, entrar em contato com a operadora através do e-mail .

Através do aplicativo, no ícone “Extrato de Utilização” ou pelo portal do associado www.maisazulsaude.com.br. Clique aqui para acessar.

TELEMEDICINA

A Telemedicina oferece atendimento médico de forma remota (à distância), por meios digitais de comunicação. A Telemedicina utiliza a internet para a realização de videoconferências, troca de imagens e mensagens de voz, entre outras tecnologias de telecomunicações para fornecer assistência médica, consultas, prescrições, diagnósticos e muito mais, de onde o médico estiver para qualquer outro lugar do mundo.

Sim, acesse através do aplicativo Cruz Azul Saúde e pelo site www.maisazulsaude.com.br. Clique aqui para acessar a Rede Credenciada.

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo