Como evitar golpes de boletos bancários

O boleto bancário atualmente é uma das formas de pagamento de contas mais utilizada e, por isso, têm atraído a atenção de fraudadores.

O golpe consiste em ataques virtuais ou físicos que modificam o código de barras original, desviando o dinheiro que deveria ir para o pagamento, para uma conta fantasma do fraudador.

É importante ficar atento ao receber um boleto ou baixá-lo pela internet.

Principais meios que ocorrem as fraudes

  • Quando você visualiza um boleto no navegador de internet, um vírus percebe o acesso a um boleto e troca os números em tempo real. O boleto que você passa a visualizar, portanto, não é mais um boleto legítimo e, caso você pague esse boleto, a conta não irá para o prestador de serviço contratado;
  • No momento de pagar o boleto, um vírus altera o código cadastrado em um pagamento no internet banking;
  • As quadrilhas interceptam as correspondências e substituem as faturas corretas pelas adulteradas, e mudança é praticamente imperceptível ao destinatário.

Dicas para não cair no golpe do boleto bancário 

1.Proteja-se na internet

É importante manter o antivírus do computador sempre atualizado. O antivírus é capaz de identificar anormalidades na geração do boleto pela internet, na visita a sites duvidosos ou em documentos enviados por e-mail. A recomendação vale também para smartphones e tablets.

Ao receber um e-mail suspeito com arquivos anexos, notificações de pagamentos ou links, desconfie, entre em contato com o emissor da mensagem e confirme a autenticidade das informações recebidas, os golpistas usam diversas artimanhas em mensagens fraudulentas para conseguir o “clique” das vítimas.

2. Cheque o código de barras

Se o boleto não funcionar na leitura ótica do caixa eletrônico ou estiver com alguma barra faltando, desconfie. Nesses casos, é melhor fazer uma comunicação com o prestador do serviço e confirmar o boleto. Contas que o consumidor paga com certa periodicidade podem ser comparadas, observe o boleto atual com o anterior e veja se há muitas diferenças.

3. Confira os dados do beneficiário

Caso seja preciso digitar os números do código de barras manualmente, confira os dados do beneficiário. Nome da empresa, agência e banco. Lembre-se: as informações precisam bater com o documento impresso.

4. Analise o Código de Identificação Bancária

Cada instituição bancária possui um código próprio de identificação. Esse número aparece na frente do logotipo do banco e nos primeiros três dígitos da linha digitável de cada boleto.

  • Para boletos emitidos pelo Banco Itaú
    O código identificador do Banco Itaú é o 341 e ele deve constar na linha digitável do boleto.
    O mesmo código inicial do “Nosso Número” do boleto, deve constar na linha digitável.
  • Para boletos emitidos pelo Banco Santander
    O código identificador do Banco Santander é o 033 e ele deve constar na linha digitável do boleto.

golpe-boleto-bancario

Mais artigos

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo