A América do Sul está vivenciando um aumento dos casos de dengue. Só no Brasil, desde julho do ano passado a janeiro deste ano, foram registrados 305.190 novos casos prováveis de dengue, número 40% maior em comparação ao mesmo período em anos anteriores.
De acordo com o Ministério da Saúde, o contágio pela doença pode alcançar o número de 5 milhões de pessoas em 2024. Para evitar que os casos do País cheguem à este volume e para ajudar a vocês, Associado e Associada, a combaterem a doença, separamos as 5 dicas básicas e necessárias abaixo. Confira a lista!
Dicas para prevenção e combate à dengue:
- TAMPE RESERVATÓRIOS: Tampe caixas d’água e mantenha reservatórios cobertos. Assim você impede que o mosquito Aedes aegypti deposite ovos e se multiplique.
- EVITE ÁGUA PARADA: Redobre a atenção para pontos da casa ou objetos que podem acumular água parada. Chão do box do banheiro, pneus no quintal ou garagem, vasos de planta e garrafas que já foram descartadas são alguns exemplos.
- LIMPEZA: Realize a limpeza regular da sua caixa d’água.
- USE REPELENTE: De acordo com o Ministério da Saúde, os produtos mais indicados para prevenção são os à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou Icaridina, que também podem ser utilizados por gestantes.
- TROQUE A ÁGUA DOS SEUS PETS: Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais de estimação com frequência. Pelo menos uma vez por semana.
Proteja-se!