O mês que dá início ao verão marca também a realização do Dezembro Laranja, campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia que promove a conscientização sobre os riscos do câncer de pele, tipo de tumor com maior incidência no Brasil. A ideia da campanha é promover ações que incentivem as pessoas a seguirem algumas medidas de proteção solar, além de reforçar o lembrete de que as visitas frequentes ao dermatologista são essenciais para ser possível obter uma avaliação mais assertiva sobre a saúde da pele.  

Panorama do câncer de pele no Brasil

Esse tipo de tumor é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, sendo que a maioria ocorre em decorrência do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. De acordo com o INCA, em torno de 185 mil novos casos de câncer de pele são diagnosticados a cada ano no Brasil, número que faz com que esse tumor seja o mais frequente no país. 

Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão: histórico familiar de câncer de pele, ter pele e olhos claros, e ficar frequentemente exposto ao sol sem proteção adequada. Portanto, caso você se enquadre nessas situações, os cuidados com a saúde dermatológica devem ser redobrados, ok?

Quais são os sinais de alerta?

O câncer da pele pode ser assintomático, ou seja, não causar sintomas físicos na pessoa. Entretanto, é possível perceber a ocorrência desse tumor por meio do surgimento de pintas, eczemas ou outras lesões benignas na pele. Isso significa que saber em quais regiões do corpo existem pintas faz muita diferença no diagnóstico de qualquer irregularidade. Mas lembre-se: não abra mão das visitas ao dermatologista, pois somente um exame clínico ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele.

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo