Você sabia que a fibrose cística é considerada uma doença rara? Afetando cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo, ela é causada pela disfunção de uma proteína conhecida como CFTR, fazendo com que toda a secreção do organismo seja mais espessa, o que dificulta sua eliminação. Geralmente, os pulmões são os órgãos mais afetados pela fibrose, mas a doença também pode atingir outras regiões, como pâncreas e sistema reprodutor. Neste Dia Mundial da Fibrose Cística, trouxemos uma breve explicação sobre a doença, suas causas e sintomas. Confira!

O que caracteriza a fibrose cística?

De uma forma simples, podemos dizer que a fibrose cística age no organismo fazendo com que o corpo produza muco até 60 vezes mais espesso que o normal. Como consequência, passa a haver um acúmulo de bactérias e germes, facilitando o surgimento de inflamações e infecções. Os sintomas mais recorrentes para a doença são diarreias, chiado no peito, tosse persistente com catarro, falta de fôlego, infecções pulmonares e aparecimento de pólipos na mucosa nasal.

Embora ainda não exista cura para a doença, o tratamento precoce permite que o paciente tenha uma vida com poucas limitações. Vale destacar que uma pessoa já nasce com a fibrose, não sendo possível adquiri-la ao longo da vida. Além disso, os principais fatores de risco são hereditariedade e raça, sendo mais incidente em pessoas brancas.

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Cruz Azul Saúde
Visão geral da privacidade
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.

As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Política de Privacidade

Termos de Uso