Dia 17 de maio é o dia mundial de combate a hipertensão e separamos as principais informações para você:
A hipertensão é uma doença crônica, que acomete pessoas de todas as idades, porém é mais frequente em adultos com mais de 60 anos.
Sua causa tem influência genética, porém a sua manifestação pode ser evitada através de um estilo de vida saudável. A pressão alta é uma doença silenciosa, com sintomas imperceptíveis, na maioria das vezes, e que só se manifestam em momentos onde a pressão arterial já está bastante elevada.
Monitorar sua saúde para evitar esse mal é essencial, por isso, comparecer às consultas de rotina, além de também realizar exames clínicos faz toda a diferença na prevenção e combate da hipertensão.
Entre os principais sintomas da doença, destacam-se os seguintes:
- Dor de cabeça e/ou nuca;
- Tontura;
- Sangramento nasal;
- Náusea;
- Dores no peito.
Caso você tenha alguém com hipertensão na família, a atenção deve ser redobrada, porém isso não significa que você também desenvolverá a doença. A hereditariedade é um fator de risco, porém fatores ambientais também têm um grande peso na manifestação da doença.
Veja abaixo alguns fatores de risco evitáveis:
- Consumo excessivo de sal;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Abuso de álcool;
- Estresse;
O diagnóstico pode ser feito por um médico geral ou cardiologista, através da medição frequente da pressão arterial e exames clínicos.
O tratamento, em casos mais leves, envolve a mudança de hábito de vida, com recomendações de mudança na alimentação e a prática de um exercício físico.
Em casos mais avançados, o paciente, além de também ter que rever seus hábitos, precisa do auxílio medicamentoso.
A hipertensão, quando não controlada, pode levar a problemas graves de saúde, como acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares e até insuficiência renal.
Caso tenha se identificado com algum sintoma, visite seu médico e não deixe de comparecer às suas consultas e exames de rotina.