O dia mundial sem tabaco é uma iniciativa tomada em 1987 e existe para conscientizar a população sobre os perigos e riscos que o cigarro oferece a nossa saúde.
O tabaco tem mais de 4.700 toxinas e está altamente ligado ao desenvolvimento de câncer, seja de pulmão, bexiga, rins entre outros. Além de câncer, o tabagismo também afeta o dia a dia de seus usuários, alterando sua disposição, fôlego, qualidade de pele e batimentos cardíacos.
O tabagismo é o maior causador de mortes evitáveis do mundo e mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. A nicotina, composto presente no cigarro, é altamente viciante, tornando a decisão de largar esse vício mais difícil.
Embora as desvantagens de fumar sejam amplamente divulgadas, o número de fumantes tem aumentado. Isso se dá a fatores atribuídos ao hábito, como o relaxamento, a calma, a socialização, entre outros, o que nos leva a entender que a dependência é física e psicológica.
Parar de fumar pode ser desafiador, porém é a melhor escolha que você pode fazer por você. Por isso separamos algumas dicas para te ajudar nessa nova jornada:
Não pare por impulso: escolha uma data especial com o seu aniversário ou algo marcante e se planeje para parar em uma data específica.
Procure ajuda psicológica: embora o tabagismo cause dependência física, a psicológica, relacionada ao hábito e aos costumes que permeiam o vício, também precisa de cuidado.
Vida nova: se livre de tudo que possa te lembrar do cigarro, como cinzeiros, maços e isqueiros.
Parar de fumar só tem vantagens! Aproveite esta data, se coloque como prioridade e aproveite para cuidar da sua saúde!