Dia Mundial do AVC: o que você precisa conhecer sobre a doença?
Dia mundial do avc

O Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro, visa propagar informações sobre essa doença que exige tratamento rápido para evitar consequências graves. Causado por um entupimento ou um rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, o Acidente Vascular Cerebral pode ser dividido em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. Enquanto o primeiro é decorrente do entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro, o segundo surge quando um vaso intracraniano se rompe. Para saber mais sobre o AVC e seus principais sintomas, acompanhe esse conteúdo até o final!

Entendendo os tipos de AVC

Conforme ressalta o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Isquêmico é responsável por 80% dos casos de AVC registrados no Brasil. Dois fatores principais podem levar ao entupimento dos vasos cerebrais: uma trombose, que nada mais é do que a formação de placas em uma artéria principal do cérebro; ou uma embolia, caracterizada pela chegada de um trombo ou uma placa de gordura que se solta de outra parte do corpo e alcança os vasos cerebrais por meio da corrente sanguínea.

Por outro lado, o Acidente Vascular Hemorrágico é menos frequente, mas é considerado mais grave e apresenta altos índices de mortalidade. Na maior parte das vezes, o rompimento dos vasos sanguíneos acontece no interior do cérebro (hemorragia intracerebral), porém também é possível que o sangramento seja entre o cérebro e a aracnóide (hemorragia subaracnóide). O resultado imediato desse tipo de AVC é o aumento da pressão intracraniana, podendo dificultar a chegada de sangue em outras áreas do corpo e agravar a lesão. 

Fique de olho nos sintomas do AVC

Saber identificar os principais sintomas de um AVC é fundamental para conseguir um atendimento médico rápido e, com isso, aumentar as chances de sobrevivência e reduzir a possibilidade de sequelas. Entre os sinais de alerta mais comuns estão: paralisia ou dormência no rosto, no braço ou na perna (em um único lado do corpo), confusão mental, alteração da fala ou da compreensão, problemas de coordenação, tontura e dor de cabeça súbita.

Mas, afinal, o que pode facilitar o surgimento do AVC? O principal fator de risco para a ocorrência dessa doença é a hipertensão arterial. Mas arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade também podem ser a porta de entrada para o Acidente Vascular Cerebral. 

Se você se identifica com algum desses problemas, não deixe de fazer consultas médicas periódicas. Acesse o aplicativo Cruz Azul Saúde e consulte a nossa rede credenciada para marcar uma consulta com um médico da família!

Mais artigos

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo