O dia 20 de outubro foi escolhido para conscientizar as pessoas sobre a osteoporose, doença crônica que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea, aumentando o risco de fraturas. Somente no Brasil, em torno de 20 milhões de pessoas são afetadas pela osteoporose, com maior incidência em indivíduos com idade superior a 50 anos.
Compreendendo a osteoporose
Embora essa seja uma doença relativamente conhecida, a verdade é que ela ainda é bastante negligenciada pela população, principalmente a masculina. Para se ter uma ideia, dados divulgados pela Fundação Internacional da Osteoporose (IOF) alertam quanto à ocorrência da doença em homens, que no Brasil é ignorada por 90% deles.
Uma das explicações para esse cenário é que a osteoporose é mais comum em mulheres, devido à perda de estrogênio, hormônio que naturalmente realiza a proteção de perda da massa óssea. Com isso, muitas vezes o homem acredita que não tem chances de desenvolver a doença e, inclusive, existem estudos que mostram que os médicos perguntam 30% menos sobre a saúde óssea ao paciente do sexo masculino. Em decorrência disso tudo que o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose é tão importante!
Existem formas de prevenir a doença?
Algumas medidas, quando acrescentadas à rotina ainda durante a juventude, podem contribuir com a saúde óssea, reduzindo significativamente as chances do desenvolvimento da osteoporose. A alimentação, por exemplo, é essencial para contribuir com as doses de cálcio no organismo, portanto, não deixe de consumir opções como leite e derivados, couve, brócolis e repolho.
Além disso, praticar exercícios físicos frequentes ajuda no fortalecimento ósseo e se expor ao sol em horários recomendados contribui com o ganho de Vitamina D, nutriente fundamental para a saúde dos ossos. Por fim, uma dica super relevante é se consultar com um ortopedista e fazer exames para avaliar a densidade óssea.