A covid-19 já afetou milhões de pessoas em todo o mundo e, embora a vacinação já esteja disponível em quase todos os países, ela ainda é considerada uma doença séria e potencialmente fatal, exigindo cuidados médicos e tratamento adequado para evitar o agravamento do quadro e a propagação do vírus. E, dentre as formas de prevenção, a mais eficaz é, sem dúvidas, a vacinação.
Atualmente, no Brasil, a maioria da população tem até a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 disponível nas unidades médicas (salvo algumas exceções). Essa dose é importante porque é capaz de ajudar a proteger contra novas variantes do vírus e permitir que as pessoas desfrutem de uma imunidade a longo prazo. Inclusive, alguns especialistas defendem que ela deveria ser considerada como parte do esquema de vacinação padrão.
Por que tomar a 4ª dose da vacina?
Desde junho de 2022, o Ministério da Saúde autoriza e recomenda a aplicação da quarta dose da vacina da Covid, que também é conhecida como a segunda dose de reforço. O objetivo das campanhas de vacinação é aumentar a prevenção contra os casos graves da doença, tendo em vista a possibilidade de descoberta de novas variantes do vírus.
Isso significa que a 4ª dose da vacina é indicada para aumentar a quantidade de anticorpos no organismo, visando prolongar a imunidade e manter a eficácia na prevenção de casos graves da doença. Além disso, com as novas variantes, a chance de reinfecção cresce, assim como o número de casos gerais. Portanto, para reduzir esse risco e manter a eficácia da vacinação, a aplicação da quarta dose tem se mostrado a estratégia mais efetiva. E você, já tomou a 4ª dose contra a Covid?