Você já ouviu falar na campanha Março Lilás? A ideia central é conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de colo de útero, o terceiro tipo que mais acomete mulheres no Brasil (ficando atrás apenas do de mama e de colorretal).  Ao longo de todo o mês de março (que celebra também o Dia Internacional da Mulher), são realizadas ações com o intuito de informar sobre os riscos da doença e as melhores formas de prevenir o desenvolvimento desse tipo de tumor.

Principais causas do câncer de colo de útero

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), o Vírus do Papiloma Humano (HPV) é considerado o mais importante agente causador do câncer do colo de útero. Exatamente por isso, é essencial a realização periódica do exame de Papanicolau. Outros fatores, como a ausência de preservativo nas relações sexuais, má higiene pessoal e uso prolongado de anticoncepcional por mais de 10 anos podem facilitar a ocorrência do câncer de colo de útero.

Como prevenir a doença?

A maneira mais eficaz de identificar lesões que precedem o câncer de colo do útero (displasias) é por meio do Papanicolau, um exame simples, rápido e praticamente indolor.  O Papanicolau consiste em uma coleta de células que revestem a superfície do colo uterino, as quais são examinadas para checar se há alguma alteração. Caso seja identificada alguma lesão, o médico ginecologista deve analisar o melhor procedimento para evitar a progressão do problema.  


Crédito de imagem: Mulher foto criado por nensuria – br.freepik.com
Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo