Em 2022, o Brasil celebra 200 anos de independência! No dia 07 de setembro de 1822, Dom Pedro I soltava o famoso grito de ‘Independência ou Morte’ às margens do Rio Ipiranga e, de lá pra cá, muita coisa aconteceu na nossa pátria amada. Neste ano, celebramos o Bicentenário da Independência do Brasil, o que significa que se passaram 200 anos de um processo histórico da separação entre Brasil e Portugal.
Para celebrar esse marco na história do país, a Semana da Pátria vai trazer uma série de ações e campanhas em todos os estados brasileiros, homenageando a história de lutas e conquistas do Brasil. Em diversas cidades, haverá não apenas o tradicional desfile de sete de setembro, mas também outros festejos associados ao bicentenário.
Coração de Dom Pedro no Brasil
Em comemoração ao Bicentenário da Independência, o coração de Dom Pedro chegou ao Brasil no último mês, compondo a exposição “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I” (essa foi a primeira vez que o coração deixou Portugal). O evento faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e, em datas específicas, o público teve a oportunidade de ver o coração de Dom Pedro I, o qual está conservado em uma cápsula de vidro.
O coordenador do grupo de trabalho do Itamaraty para o Bicentenário da Independência, o embaixador George Monteiro Prata, disse em entrevista ao programa A Voz do Brasil que “Quando conquistamos nossa autonomia, nos tornamos um país com identidade própria. Acima de tudo, é um momento de celebrarmos a nossa brasilidade. O 7 de Setembro é uma festa de todos nós, brasileiros”.
A Cruz Azul Saúde concorda com essas palavras e apoia os festejos em homenagem ao bicentenário da independência. Essa é uma data importante para todos nós!