Troca alimentar pode ser boa estratégia para quem tem diabetes
Trocas alimentares diabetes

A alimentação é um ponto importante na rotina de quem tem diabetes, afinal, determinados ingredientes podem agravar o quadro e favorecer o surgimento de complicações, como problemas na visão, nos membros inferiores e nos rins. Por isso é importante conhecer aquilo que se leva ao prato e saber fazer trocas inteligentes para alguns alimentos. E foi pensando nisso que, neste Dia Mundial e Nacional do Diabetes, trouxemos algumas dicas de substituições saudáveis para você acrescentar ao seu dia a dia e conquistar mais qualidade de vida sem abrir mão do sabor das refeições! Que tal conferir?

3 trocas inteligentes para a rotina do diabético

Quem tem diabetes sabe o quanto a alimentação pode se tornar um desafio diário, ainda mais porque muitos produtos podem trazer açúcar ‘escondido’ em sua composição. Ou seja, você nem imagina que eles possam ser fontes dessa substância considerada vilã da saúde para os diabéticos, como é o caso de ketchup, cereais desidratados e caldo de carne. Além disso, alguns alimentos comuns no dia a dia também podem ser escolhas um pouco equivocadas para quem precisa controlar as taxas de açúcar no sangue. E foi exatamente com isso em mente que listamos três exemplos de como trocar alguns ‘queridinhos do cardápio’ por opções mais saudáveis.    

  • Suco de laranja por suco verde

O suco de laranja costuma ser preparado com muitas frutas, o que aumenta seu índice glicêmico e eleva as taxas de açúcar no sangue. Por isso, invista no suco verde, variando as hortaliças usadas na receita.

  • Arroz branco por arroz integral

A versão branca do alimento contém carboidratos simples, que são digeridos mais devagar pelo organismo e liberam a glicose em pequenas doses. Já o arroz integral é rico em fibras e prolonga a saciedade.

  • Batata inglesa por batata-doce

Apesar de ambas serem fontes de carboidratos, a batata-doce possui mais fibras, o que diminui seu índice glicêmico. Com isso, o corpo produz menos insulina.

O que é o diabetes?

Caracterizado pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), o diabetes é uma doença que pode ser dividida em dois tipos principais: Tipo 1 e Tipo 2. De acordo com informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, ‘O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes’.

Dentre seus principais sintomas, destacam-se: vontade de urinar diversas vezes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, sede constante e perda de peso sem causa aparente. Para monitorar sua saúde de forma eficaz, consulte nossa rede credenciada e agende já sua consulta e/ou exames periódicos.

Mais artigos

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo