3 doenças que prejudicam a saúde mental

Setembro é conhecido pelas campanhas em prol da valorização da vida e dos cuidados com a saúde mental. E por que esse tipo de ação é tão importante? A gente responde isso com base em números: de acordo com dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, o Brasil apresenta cerca de 50 milhões de pessoas com algum tipo de doença mental, como depressão, ansiedade, transtornos de humor e déficit de atenção.

E você já parou para pensar quais são as principais doenças que comprometem a saúde mental e prejudicam o bem-estar dos brasileiros? Nós listamos três enfermidades bastante comuns no país e indicamos algumas formas simples de combatê-las. Não deixe de conferir a seguir!

Doenças mentais e suas prevalências

Você sabia que, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), existem mais de 300 Transtornos Mentais catalogados? Diante desse cenário, é essencial conscientizar as pessoas sobre essas doenças e ressaltar a importância de buscar ajuda. Portanto, conheça algumas das principais enfermidades que afetam os brasileiros:

  • Ansiedade: caracterizada por sintomas como tensão, medo e desconforto constantes, essa doença pode afetar a vida social e emocional das pessoas de forma drástica. Técnicas de respiração, meditação e florais podem ser alternativas eficazes para amenizar as crises. 
  • Depressão: esse transtorno costuma causar tristeza profunda e persistente, além de facilitar o surgimento de insônia, irritabilidade e mudança constante de humor. A depressão pode ser combatida com a ajuda de grupos de apoio, realização de atividades prazerosas e prática de yoga.  
  • Transtornos alimentares: anorexia nervosa e bulimia são alguns dos transtornos alimentares mais comuns entre a população, sendo caracterizados pela preocupação excessiva com o peso corporal. A ingestão de bastante água, o acompanhamento nutricional e o planejamento das refeições podem ajudar no alívio desses problemas.

Apesar das dicas para conseguir buscar mais qualidade de vida e bem-estar, o acompanhamento psicológico é essencial em qualquer doença mental. Em alguns casos, um psiquiatra também é indicado, a fim de combinar diversas abordagens profissionais visando a saúde do paciente.

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo