Campanha julho amarelo tem como objetivo alertar sobre hepatites virais
julho amarelo

A Campanha Julho Amarela foi instituída pela Lei Federal em janeiro de 2019, tendo sido idealizada pelo MBHV (Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais) e pela SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia) com a finalidade de prevenir e conscientizar sobre as hepatites virais.

Mas o que são as hepatites virais?

A hepatite é uma doença que afeta o fígado, podendo ser causada tanto por ação de vírus, quanto em decorrência de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Além disso, alguns fatores comportamentais também podem desencadear o problema, como o uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas.

No Brasil, as hepatites virais mais recorrentes são causadas pelos vírus A, B e C, cujas principais características você pode conferir abaixo:

  • Hepatite A: geralmente, essa é uma doença de caráter benigno, entretanto, os sintomas e a letalidade costumam aumentar com a idade da pessoa. A hepatite A é fortemente associada a saneamento básico e higiene pessoal, sendo que sua transmissão ocorre de forma fecal-oral. Existe vacina contra a hepatite A.
  • Hepatite B: também classificada como uma infecção sexualmente transmissível (IST), essa doença é considerada de curta duração, uma vez que costuma ser curada em até seis meses. As melhores formas de prevenção da hepatite B são a vacina e o uso de preservativo durante o ato sexual.
  • Hepatite C: o contato com o sangue é a principal forma de contágio dessa doença, considerada uma das maiores epidemias mundiais da atualidade. Ainda sem vacina, a hepatite C pode causar cirrose, câncer de fígado e outras doenças severas, além de ser uma das principais causas de transplante de fígado no país.

É importante saber que, em muitos casos, as hepatites virais demoram para apresentar sintomas, ou seja, as pessoas podem ter a doença e não ter conhecimento. Portanto, o ideal é fazer o teste para rastreio da hepatite como parte do seu checkup frequente de saúde.  

Mais artigos

Exclusivo para vendas