Dia Mundial da Saúde Ocular: quais cuidados você deve ter com seus olhos?
saúde ocular

Você sabia que o dia 10 de julho é marcado por celebrar o Dia Mundial da Saúde Ocular? Essa é uma data que tem como objetivo ressaltar os cuidados com a visão, alertando sobre as principais doenças que afetam os olhos e indicando as melhores medidas para protegê-los contra doenças variadas.

Para se ter uma ideia, dados da Organização Mundial da Saúde mostram que cerca de 285 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com algum tipo de problema ocular, sendo que pelo menos 60% desses casos poderiam ser evitados e tratados de maneira simples. 

Diante desse cenário, acreditamos ser necessário fornecer algumas informações que são eficazes na prevenção de doenças oftalmológicas, contribuindo com a sua saúde ocular. Que tal conferir?

5 hábitos para prevenir doenças na visão

É claro que manter consultas periódicas com um oftalmologista é fundamental para garantir olhos mais saudáveis, mas também existem outras medidas que podem ser incorporadas ao dia a dia para evitar que muitas doenças oculares se desenvolvam.

  • Garanta que o óculos de sol seja um acessório sempre presente no seu rosto naqueles dias ensolarados, uma vez que ele ajuda a proteger que a vista fique diretamente exposta à luminosidade excessiva.
  • Embora, às vezes, pareça impossível não coçar os olhos, tente ao máximo não fazer isso, pois essa atitude aparentemente simples é capaz de causar diversos danos aos olhos. Além disso, lembre-se de apenas levar as mãos aos olhos depois de higienizá-las, ok?
  • Fuja do tabagismo, porque o cigarro é composto por substâncias que prejudicam a circulação na retina (uma película fina responsável pela formação de imagens).
  • Tenha cuidado com a exposição excessiva à telas de televisão, smartphones e outros equipamentos eletrônicos, pois eles podem causar o ressecamento dos olhos e favorecer o cansaço visual.
  • Procure se alimentar com base em ingredientes naturais e diversificados, garantindo que os vegetais verde-escuros, os legumes e as sementes tenham presença constante no seu cardápio, já que eles fornecem nutrientes essenciais ao bom funcionamento da retina.

Mais artigos

Exclusivo para vendas