O segundo mês do ano é conhecido como Fevereiro Laranja e Roxo, uma importante campanha de saúde pública para alertar as pessoas sobre o combate à leucemia (laranja) e a conscientização do Alzheimer, da fibromialgia e do lúpus. A Cruz Azul Saúde apoia essa causa e, por isso, trouxemos um conteúdo com uma breve explicação de cada doença, ajudando na propagação de conhecimento referente à saúde.
A leucemia é um tipo de câncer que afeta o sistema sanguíneo e ocorre quando as células sanguíneas conhecidas como leucócitos (ou glóbulos brancos) se proliferam de maneira irregular e se acumulam no sangue e nos tecidos. A leucemia pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (mais duradoura), apresentando sintomas variados, como fadiga, infecções frequentes, dores musculares e articulares, palidez, sangramentos e anemia. Os tratamentos para a leucemia incluem radioterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa demência progressiva e gradual no paciente. É a forma mais comum de demência, e se caracteriza por sintomas como perda de memória, confusão mental, problemas com a linguagem, alterações de comportamento e incapacidade para realizar tarefas do dia a dia. O Alzheimer é incurável e progressivo, ou seja, piora com o passar do tempo. Normalmente, a doença se desenvolve em pessoas com mais de 60 anos de idade, mas também pode surgir em jovens adultos – embora com bem menos frequência.
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada, principalmente nos músculos e nas articulações. Ela também pode causar fadiga, sonolência, problemas de memória e dificuldade para dormir. Os sintomas da fibromialgia são geralmente mais graves em algumas partes do corpo, como pescoço, ombros, quadris, tronco, braços e pernas. Embora a causa exata da fibromialgia seja desconhecida, os médicos acreditam que ela pode ser desencadeada por vários fatores, como estresse, fatores genéticos, inflamação, dor crônica e outros problemas de saúde.
O Lúpus é uma doença autoimune crônica em que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente as células e tecidos saudáveis. Os sintomas mais comuns incluem inflamação, dor nas articulações, cansaço, pele sensível ao sol, manchas vermelhas na pele, lesões nas articulações e anemia. Existem vários tipos de lúpus, cada um com seus próprios sintomas e complicações. Embora o lúpus não tem cura, os sintomas podem ser tratados com o objetivo de aumentar o bem-estar das pessoas.