A campanha Maio Roxo, que acontece ao longo de todo o mês, é dedicada à conscientização de problemas inflamatórios que afetam a saúde intestinal, como diverticulite, doença de Crohn e retocolite. A ideia central é alertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e, consequentemente, do tratamento assertivo para cada quadro.
Para se ter uma ideia, conforme explica a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum tipo de doença inflamatória intestinal. No Brasil, duas doenças merecem atenção: a doença de Crohn e a retocolite, que atingem entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes.
O que são as doenças inflamatórias intestinais?
Basicamente, são problemas que comprometem o funcionamento e a saúde de uma ou mais partes do intestino, podendo, em alguns casos, afetar outras regiões do organismo. É comum que os sintomas sejam mais percebidos no próprio sistema digestivo, mas incômodos em articulações e lesões oftalmológicas também podem surgir em decorrência dessas doenças.
Fique atento aos principais sinais de alerta para as doenças inflamatórias intestinais:
- Perda de peso repentina e sem causa aparente
- Desconforto abdominal
- Acúmulo de gases
- Sensação de estufamento e barriga inchada
- Diarreia ou constipação intestinal
- Presença de sangue nas fezes
Maio roxo alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce
Com o intuito de identificar possíveis quadros de doenças inflamatórias intestinais em estágios iniciais, foi criada a campanha Maio Roxo, que proporciona fóruns, palestras e outros tipos de ações para informar as pessoas sobre essas doenças, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
Quanto antes o paciente começar o seu tratamento, maiores as chances de controlar a doença e de evitar consequências graves. Assim, é possível conquistar maior bem-estar e qualidade de vida.
Pensando nisso, que tal se consultar com um profissional de medicina preventiva? E marcar um check-up de saúde? Lembre-se: a prevenção é a sua melhor arma na luta por uma rotina mais saudável!