Março Azul Marinho visa a conscientização sobre o câncer colorretal
Março azul escuro

O câncer colorretal é um dos tipos mais comuns entre homens e mulheres em todo o mundo. A boa notícia é que, se detectado precocemente, tem altas chances de cura. E é por isso que a campanha Março Azul Marinho é tão importante, já que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal.

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou no reto. Ele geralmente começa como um pólipo (uma pequena protuberância no revestimento do intestino) que, ao longo do tempo, pode se tornar canceroso. Os sintomas podem incluir sangramento retal, alterações no hábito intestinal, dor abdominal e perda de peso não intencional. No entanto, muitas pessoas com câncer colorretal não apresentam sintomas no início da doença, o que torna ainda mais importante o rastreamento regular.

Mas como é feito esse rastreamento? Existem várias maneiras de rastrear o tumor, incluindo colonoscopia, exame de sangue oculto nas fezes e sigmoidoscopia flexível. O tipo de rastreamento mais adequado dependerá da idade, dos fatores de risco e da saúde geral do paciente, mas é importante não deixar de realizá-lo, porque ele pode detectar pólipos ou câncer em fase inicial, antes que eles causem sintomas ou se espalhem para outras partes do corpo.

Conheça a campanha Março Azul Marinho

A campanha Março Azul Marinho busca educar a população sobre os fatores de risco do câncer colorretal e incentivar as pessoas a fazerem exames preventivos regularmente. Além disso, a campanha também promove hábitos saudáveis ​​que podem ajudar a prevenir o câncer colorretal, como seguir uma dieta rica e balanceada em frutas, legumes e grãos integrais, fazer exercícios regularmente e evitar o tabagismo.

Durante a campanha, muitas organizações de saúde e instituições governamentais promovem eventos, palestras e campanhas publicitárias para educar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal. Portanto, se você tiver oportunidade de participar de alguma dessas ações, não perca a chance. Pense com carinho: A prevenção é cuidar do hoje para colher amanhã!

Mais artigos

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo