Se tem uma coisa que norteia a humanidade é descobrir formas de melhorar a saúde e, consequentemente, aumentar a expectativa de vida e o bem-estar. E foi com isso em mente que pesquisadores realizaram um estudo (publicado na revista Nature) analisando de que forma a caminhada poderia favorecer o organismo e atuar na prevenção de doenças. E o resultado foi bastante assertivo: dar entre 8 e 9 mil passos diariamente protege contra uma série de doenças crônicas, como a obesidade e a depressão.

Por dentro do estudo

Os pesquisadores acompanharam mais de 6 mil voluntários ao longo de 4 anos, monitorando suas passadas por meio de dispositivos modernos, como os smartwatches. Com isso, foi constatado que quanto mais passos diários e maior a intensidade da caminhada, menor o risco de desenvolvimento de uma série de doenças. Por exemplo: as pessoas que davam mais de 10 mil passos por dia tinham uma chance até 52% menor de desenvolver diabetes, hipertensão e depressão em relação aquelas que andavam cerca de 6 mil passos.

Mas quem acredita que 10 mil passos ainda é algo muito fora da realidade, também pode ficar feliz com esse estudo: acima de 8.200 passos já diminui o risco de obesidade, apneia do sono, refluxo e depressão. 

Recomendação de exercícios

Se você não tem um dispositivo para medir seus passos, não se preocupe! A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que para proteger o organismo contra diversas doenças, o ideal é praticar atividades físicas moderadas de 150 a 300 minutos por semana. E, se o exercício físico for intenso, a recomendação passa a ser de 75 a 150 minutos semanais. Mas lembre-se: nunca faça grandes mudanças na sua rotina sem consultar um profissional da área, ok?

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo

Atendimento Exclusivo para Deficiente Auditivo